Cuiabá, Sexta-Feira, 11 de Março de 2011
Contato
Expediente
Quem Somos Quem Somos
Página Inicial
Mato Grosso On Line

Educação

Inscrições para Exame Supletivo on-line começam na segunda

A partir de 14 de março os interessados em realizar a prova do Exame Supletivo 2011 poderão acessar o sistema para o procedimento na página da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o www.seduc.mt.gov.br. Pela primeira vez em Mato Grosso a inscrição e agendamento das provas serão realizadas pela internet e com mediação tecnológica. No último exame ofertado, no ano de 2009, mais de 140 mil pessoas foram beneficiadas.

De acordo com o gerente de organização dos Exames Supletivos, Antônio Marcos Passos de Mattos, as provas poderão ser realizadas em 22, dos 24 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) do Estado. Apenas as unidades Ariosto da Riva (na cidade de Alta Floresta) e Vera Pereira (em Cuiabá, no bairro Grande Terceiro) não irão ofertar as provas, em decorrência de questões de infraestrutura que impediram o desenvolvimento de rede lógica. Quem estiver na região de Alta Floresta terá de fazer o agendamento para uma cidade vizinha.

Pelo sistema o interessado terá acesso à listagem com os nomes dos locais onde as provas serão ofertadas e ele poderá optar seguindo a opção que melhor atender as suas especificidades.

Antônio Marcos explica que as discussões para a implantação do Exame Supletivo Online acontecem desde 2009. Profissionais da Seduc visitaram a cidade de Manaus (AM) para conhecer a aplicabilidade do sistema que é utilizado no Estado. De posse dessas informações a Gerência de Jovens e Adultos, que é ligada à Superintendência de Diversidades (Sude), em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia (COT), desenvolveram o projeto adequado a realidade matogrossense.

Nesse primeiro momento, explica Antônio Marcos, as provas só poderão ser agendadas após o período de 25 de abril para os Cejas instalados em Cuiabá e Várzea Grande. Outras nove unidades de Ceja (que ainda serão previamente definidas) irão ofertar as provas a partir de 2 de maio de 2011. E outras nove (a serem também selecionadas) a partir de 9 de maio de 2011. A decisão de escolha para datas deve-se ao fato de que o projeto é pioneiro no Estado e visa à melhor organização do processo. Até a data de 14 de março o Edital com critérios e todo detalhamento do Exame Supletivo serão publicado em Diário Oficial do Estado.

As provas serão realizadas em laboratórios contendo 11 máquinas, sendo que uma delas estará adaptada com uma tela touchscreen (semelhante às empregadas nos terminais eletrônicos que é sensível ao toque) que permite ao usuário que não possua afinidade com manuseio de equipamentos eletrônicos a realização do exame. O período de realização será de 50 minutos para cada disciplina e de 60 minutos por área de conhecimento (Linguagem, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso investiu também na aquisição de câmeras de segurança, webcam, e leitores biométricos para que toda a lisura do processo de realização das provas seja garantido. Para garantir o atendimento e a democratização da educação.
Antônio Marcos lembra que é fundamental que todo candidato se apresente para a data de realização da prova munido com documento com foto. O interessado também irá passar pelo leitor biométrico que vai registrar a impressão digital do candidato.

Em 11/03/2011 às 17:21:48 - por Redação/Ascom

Imprimir Comentar Compartilhar:  

Busca

© Mato Grosso On Line - Todos os direitos reservados.